Ferro fundido
Os ferros fundidos são ligas de ferro e carbono com teores elevados de silício e também são fabricados a partir do ferro-gusa.
No ferro fundido o carbono está presente com teores entre 2 e 4,5%.
Como conseqüência são mais duros do que o aço. Além disso, por causa do silício, forma-se grafite em sua estrutura, o que os tornam mais frágeis. Portanto, não é possível forjá-los, estirá-los, laminá-los ou vergá-los em qualquer temperatura
O ferro fundido é uma liga ternária. Isso quer dizer que é composto de três elementos: ferro, carbono (2 a 4,5%) e silício (1 a 3%). Existe ainda o ferro fundido ligado, ao qual outros elementos de liga são acrescentados para dar alguma propriedade especial à liga básica.
Dependendo da quantidade de cada elemento e da maneira como o material é resfriado ou tratado termicamente, o ferro fundido será cinzento,branco, maleávelou nodular.
O que determina a classificação em cinzento ou branco é a aparência da fratura do material depois que ele resfriou. Essa aparência, por sua vez, é determinada pela forma como o carbono se apresenta depois que a massa metálica solidifica. Ele se apresenta sob duas formas: como cementita (Fe3C) ou como grafita.
Ferro fundido cinzento
No ferro fundido cinzento, o carbono se apresenta sob a forma de grafita, em flocos ou lâminas, que dá a cor acinzentada ao material.
Como o silício favorece a decomposição da cementita em ferro e grafita, esse tipo de liga ferrosa apresenta um teor maior de silício (até 2,8%).
Outro fator que auxilia na formação da grafita é o resfriamento lento.
Os ferros fundidos cinzentos apresentam boa usinabilidade e grande capacidade de amortecer vibrações.
Por causa dessas características, são empregados nas indústrias automobilística, de equipamentos agrícolas e de máquinas e, na mecânica pesada, na fabricação de blocos e cabeçotes de motor, carcaças e platôs de embreagem, suportes, barras e barramentos para máquinas industriais.
Ferro fundido