Transporte Hidroviario
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
MAURICIO DO NASCIMENTO SILVA
TRANSPORTE HIDROVIÁRIO
Pesquisa Descritiva Qualitativa
BELÉM – PA
2014
FACULDADE IDEAL
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
MAURICIO DO NASCIMENTO SILVA
TRANSPORTE HIDROVIário
Trabalho de pesquisas Bibliográficas realizado no curso apresentado na Faculdade Ideal (FACI) como requisitos básicos Obter nota de avaliação curso de Engenharia Civil.
Antônio Pegado
Belém – Pará
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
2. TRANSPORTE HIDROVIÁRIO
Um dos modais mais importantes para a indústria e para a logística no Brasil é o transporte marítimo, que ainda não tem todo o seu potencial devidamente utilizado pela extensão litorânea de 9.198 km, sua importância está diretamente ligada a intermodalidade, à geração de novos empregos, ao aumento na movimentação de cargas no país e ao fortalecimento do setor de logística no mercado nacional. O transporte hidroviário no Brasil é realizado nas modalidades fluvial e marítima, consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por barcos, navio ou balsas. Pelos mares e rios. O transporte marítimo responde por quase 75% do comércio internacional do Brasil e o fluvial é o mais econômico e limpo, no entanto é o menos utilizado no país, há regiões, entretanto, que dependem quase que exclusivamente desta modalidade, como é o caso da Amazônia, onde as distâncias são grandes e as estradas ou ferrovias inexistem.
Muitos rios do Brasil são de planalto, por exemplo, apresentando-se encachoeirados, portanto, dificultam a navegação, é o caso dos rios Tietê, Paraná, Tocantins e Araguaia, o outro motivo são os rios de planície facilmente navegáveis (Amazonas, São Francisco e Paraguai), os quais se encontram afastados dos grandes centros econômicos do Brasil.
Este modo de transporte cobre o essencial das matérias primas (petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cereais, bauxita, alumínio e