Transporte hidroviário
Uma das partes fundamentais da logística é o transporte. O transporte nada mais é que a movimentação (fluxo) de produtos, pessoas e serviços. O transporte existe desde tempos remotos e sempre existirá, até mesmo quando e se, inventarem os tele-transportes iguais aos vistos em filmes de ficção científica, afinal é um modal (meio) de transporte. O transporte está ligado com o estoque, localização e nível de serviço ao cliente das empresas. Companhias que geram de forma eficiente o sistema de transportes obtêm vantagens competitivas, economia de escala (baixos custos de produção), tudo isso resulta em preço baixo para o consumidor.
2. Modal Hidroviário/ Aquaviário/ Aquático
O transporte aquático, aquaviário ou hidroviário consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais. O transporte aquático engloba tanto o transporte marítimo, utilizando como via de comunicação os mares abertos, como transporte fluvial, usando os lagos e rios. Como o transporte marítimo representa a grande maioria do transporte aquático, muitas vezes é usada esta denominação como sinônima.
3. Custos
Em relação aos custos, o transporte hidroviário apresenta custo fixo médio (navios e equipamentos) e custo variável baixo (capacidade para transportar grande quantidade de tonelagem). É o modal que apresenta o mais baixo custo.
O modal hidroviário é muito utilizado, já que possui um custo baixo, podendo ser até 3 vezes menor que o ferroviário e 8 vezes menor que o rodoviário. Sendo assim, este meio de transporte tem um papel importante para o comércio interno e externo, já que proporciona a oferta de produtos com preços competitivos. Geralmente é utilizado no transporte de grandes distâncias e para grandes volumes de cargas.
4. Carga
Este modo de transporte cobre o essencial das matérias primas como petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cereais, bauxita,