Transporte fluvial
Este trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância do transporte fluvial seja ela na economia, na política e em geral na sociedade.
Serão abordados temas básicos como as bacias hidrográficas no Brasil, mas contara também com temas específicos como a briga para a implantação da Hidrovia Araguaia Tocantins.
No plano plurianual de 1999 o governo lança um projeto gigantesco para unir diversos meios de transporte para a escoação da produção brasileira. Neste plano se deram importância à integração das hidrovias buscando melhoras os custos da produção.
Abordar um tema como o transporte fluvial é completamente importante, pois se trata de um serviço com muitos aspectos, muitas vantagens, e com isso um bom custo- beneficio para as empresas.
O Brasil possui um dos maiores sistemas aquaviarios do mundo, contendo 8 Bacias hidrográficas,onde existe movimentação de quase meio milhão de toneladas de cargas.
Goiás encontra-se nesses números, mostraremos como transporte fluvial influencia a economia do estado.
Daremos enfoque também ao meio ambiente, mostrando que os projetos contem muitos erros, e a partir disso, os problemas causados pela hidrovia no mundo ambiental e mostrando também comparações com outros moldais.
O trabalho, portanto, é composto de temas abrangentes, aspectos notáveis e informações serias até mesmo pouco divulgadas, tentando mostrar ao leitor o quem vem realmente ser esse modal tão importante que esta se fortalecendo em nosso meio.
2. HISTÓRIA
Desde o inicio da colonização, os rios serviam como transporte para penetrar no interior do continente e elo de integração dos núcleos existentes.
Foi assim que os bandeirantes chegaram às regiões Centro-Oeste e Norte, expandindo as fronteiras definidas pelo Tratado de Tordesilhas. A primeira expedição de reconhecimento da região do Pantanal data de 1524. Em 1974, um estudo mais amplo de um consórcio Franco-Brasileiro definiu globalmente essa viabilidade técnica e apontou como