Transporte em vitória
Falaremos sobre o transporte coletivo Urbano na Grande Vitória que são as cinco cidades da região metropolitana de Vitória no ES. As cidades que compõe a Grande Vitória são: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra. Contaremos um pouco da história do desenvolvimento deste transporte nesta capital e sua região metropolitana. Desde o início com os Bondinhos puxados por tração animal até o sistema de transporte coletivo atual. Descreveremos sobre a frota de táxi e suas inovações, e também sobre a bicicleta, seu uso e o incentivo que a Prefeitura de Vitória realiza para maior utilização da bicicleta como um meio de locomoção.
O surgimento do Transporte Coletivo Urbano em Vitória: Bondinhos a Burro
No fim do século XIX, a cidade de Vitória experimentava o início da expansão das suas atividades urbanas, impulsionadas pelos incremento do comércio do café. O centro da cidade de Vitória, área com maior adensamento, conservava muito de suas feições coloniais, ruas estreitas e sinuosas, desprovidas de qualquer tipo de ordenamento e de infra-estrutura. Os barcos eram o único meio de ligação da ilha com o continente. É a partir das iniciativas dos primeiros governos republicanos, que tinham como meta dotar Vitória - centro político-administrativo do Estado - de infra-estrutura adequada, que surge o transporte coletivo da Capital: o bonde de tração animal, que se tratava de uma viatura com dois pares de rodas de ferro puxado por uma ou mais parelhas de cavalos ou mulas, chamado de bondinho de burro ou bondinho a muares. Este tipo de transporte público urbano sobre carris foi implantado e utilizado pela primeira vez em 1832, em Nova Iorque, EUA. Ganhou o mundo rapidamente, a partir da segunda metade do século XIX.
As primeiras modernizações do transporte coletivo: bode a tração elétrica
E com a chegada da energia elétrica, o serviço de bondes a tração elétrica, mais rápidos e higiênicos, substituiram rapidamente os de tração