Transporte de pacientes
Quando mover um paciente:
Geralmente, o Socorrista não deve locomover o paciente, mas pode ser chamado para auxiliar os profissionais do Resgate nas atividades de levantar, movimentar ou transportar os pacientes. Suas tarefas são dirigidas para a avaliação, os cuidados de emergência e a monitoração das condições do paciente. A locomoção é permitida nas seguintes situações: riscos ambientais ameaçam a vida ou possibilitam ferimentos adicionais; necessidade de verificar a permeabilidade das vias aéreas e a respiração do paciente para iniciar a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP); acessibilidade a outros pacientes mais graves e com risco de morte.
Mecânica corporal e técnicas para erguer o paciente:
Mecânica corporal: uso corrteo do próprio corpo para fazer os movimentos de levantar ou movimentar algo e prevenir traumas.
Antes de levantar ou movimentar um paciente ou um objeto, após estimar o peso dos mesmos, é importante planejar o que vai ser feito e como a atividade será executada. É preciso considerar qualquer limitação que traga dificuldades para a locomoção correta do paciente ou insegurança para o Socorrista. Quando possível, erga ou locomova o paciente com a ajuda de um colega com força e alturas similares. Comunique a seu colega e ao paciente, o momento de início do movimento e continue orienteando durante o processo de locomoção.
Regras a serem seguidas:
-Posicione os pés adequadamente: o Socorrista deve manter os pés afastados, numa posição firme sobre uma superfície nivelada. Pode ser necessário adiar a locomoção do paciente e providenciar a ajuda complementar ou os equipamentos adequados.
-Utilize a força das pernas para levantar algo ou alguém: não sobrecarregue as costas, mantenha-a reta e dobre os joelhos.
-Minimize os movimentos distorcidos: a tentativa de virar ou desviar os movimentos durante o procedimento de erguer e locomover a pessoa pode resultar em lesões adicionais graves.
-Evite