Transporte de pacientes
A remoção ou a movimentação de vítimas é o transporte que deve ser realizado com o máximo de cuidado para não agravar as lesões existentes e não provocar outras lesões.Deve-se proceder uma avaliação e controlar todas as situações críticas e se necessário pedir ajuda.
Tipos de transportes 1. Transporte de bombeiro: O transporte de bombeiro é o de mais fácil execução, o meio mais fácil de um homem transportar o outro. O transporte de bombeiro possui diversas variante. Por exemplo:A vítima deve estar em decúbito dorsal e com as costa pra baixo,com os joelhos flexionados,o socorrista fica agachado,apoiando os seus pés sobre os pés da vítima,segurando firmemente pelo punho,utilizando seu peso apóie a vítima sobre o ombro.
2. Transporte com apoio:
Agarre o punho da vítima do lado que não tiver lesões, e passe o braço pelo pescoço,sendo mais usado em ferimentos do tornozelo ou nos pés.
3. Transporte nas costas:
Após levantar o acidentado, vire-se de costas para ele,mantendo um de seus braços em torno do seu corpo para sustentá-lo. Passe os braços do acidentado em torno do seu pescoço, e então se incline um pouco para frente.
4. Transporte com Lençol:
Deite a vítima sobre o lençol ou algo similar(Cobertor,papelão),o socorrista junta as pontas e promove o arrasto,devendo sempre ser realizada no sentido do comprimento do corpo e nunca de lado,todo o esforço evita a torção ou a dobra do pescoço ou tronco da vítima.
5. Transporte de vítima inconscientes:
Existem três métodos a ser utilizados para transporte:Nos braços, nas costas ou com apoio.Utilizando apenas um socorrista,sendo contra –indicado transportar vítimas com suspeitas de fraturas ou outras lesões graves.
6. Transporte de vítimas conscientes: Utiliza-se dois socorrista,podendo o transporte ser feito em cadeirinha,ou o transporte pode ser realizado com a ajuda de uma cadeira,ou o transporte pode ser realizado pelas