transporte aéreo
TRANSPORTE
AÉREO DE
PASSAGEIROS
MARÇO DE 2014
1
PRODUTOS
2
O objetivo do transporte aéreo é fornecer o serviço de transporte de cargas e passageiros. Para isso, existem os aeródromos (área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves) os quais possuem a seguinte classificação :
AERÓDROMO CIVIL - Aeródromo destinado, em princípio, ao uso de aeronaves civis.
AERÓDROMO COMUNITÁRIO - Aeródromo público destinado a servir pequenas cidades e para ser utilizado por aeronaves leves, vedada a operação da aviação regular.
AERÓDROMO PRIVADO - Aeródromo civil que só poderá ser utilizado com permissão de seu proprietário, sendo vedada a sua exploração comercial.
AERÓDROMO PÚBLICO - Aeródromo civil destinado ao tráfego de aeronaves em geral.
AERÓDROMO RESTRITO - Aeródromo público, construído em áreas de propriedade pública, de uso reservado do Órgão que o construiu e que tem sob sua administração, cuja exploração comercial é vedada, só podendo ser utilizado com autorização da respectiva entidade pública.
AERÓDROMO TRANSITÓRIO - Aeródromo civil, para uso provisório e destinado a atender aos projetos de desenvolvimento, construção de estradas, usinas, barragens, proteção à lavoura, pesquisa mineral ou exploração de jazida e situações de emergência ou calamidade pública.
AEROPORTO - Todo aeródromo público dotado de instalações e facilidades para apoio às operações de aeronaves e de embarque e desembarque de pessoas e cargas.
FONTE: ANAC
ELABORAÇÃO: BRADESCO
3
Receita Operacional Líquida
SEGMENTAÇÃO DO TRANSPORTE – 2011*
Transporte Aquaviário
3.7%
Transporte
Pessoal Ocupado
Transporte
Ferroviário e
Metroviário
1.84%
Transporte Dutoviário
4.1%
Ferroviário e
Metroviário
3.9%
Part. % na Receita
Operacional Líquida
Correio e outras atividades de entrega
5.9%
Transporte Aéreo
9.0%
Transporte
Rodoviário
52.8%
Serviços Auxiliares
de