Transporte Aquaviário Marítimo
Fonte http://adonisw.tripod.com/artigos2.htm
Este tipo de transporte é feito pelos mares e navios.
Pode ser realizado todo tipo de carga e para qualquer porto do mundo, sendo assim o único meio de transporte que possibilita a remessa de milhares de toneladas ou de metros cúbicos de qualquer produto de uma vez.
O aquaviário é dividido em duas fases;
A primeira é navegação internacional, q faz transporte pelo mundo todo;
E a segunda navegação nacional; que faz o transporte nos portos do mesmo pais.
A maioria das cargas, gerais, frigoríficas, automóveis, tanto soltas quanto unitizadas, são transportadas normalmente em navios de armadores que mantém linhas regulares de tráfego, e as commodities, como grãos, líquidos, minérios e petróleo são geralmente transportadas em navios afretados para este fim, ou em frota própria, como ocorre no caso da Petrobrás, com o petróleo.
Soja em grão para exportação
As empresas que atuam no ramo na exportação de soja em grão devem estabelecer um fluxo de movimentação de cargas com destino ao porto de exportação. As transações envolvidas nestas atividades são:
• aquisição da soja nas regiões produtoras;
• concentração do produto em armazéns próprios ou arrendados;
• escoamento do produto até o porto;
• armazenamento no porto e embarque nos navios transoceânicos. E tem como necessidade de cumprimento de prazos de partida dos navios no porto estão associadas a um tipo específico de demanda pelo transporte. Em função das particularidades da comercialização da soja em grão para exportação, surge o padrão de valorização dos atributos do serviço de transporte entre elas o valor do frete, se vai haver algum tipo de transtorno para não haver atraso na entrega do produto.