ÉTICA GREGA. fundamentos filosóficos e sociológicos.
LICENCIATURA EM LETRAS
ÉTICA GREGA
RECIFE
2014
FACULDADE SÃO MIGUEL
LICENCIATURA EM LETRAS
RECIFE
2014
Sumário
Introdução
1. ÉTICA GREGA
1.1 Ética e Moral.
Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano perante a sociedade. A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός (ethos), e significa aquilo que pertence ao ἦθος, que significava "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter". Moral deriva do latim mores, "relativo aos costumes". Seria importante referir, ainda, quanto à etimologia da palavra "moral", que esta se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega êthica.
A diferença entre ética e moral é a primeira questão que surge quando nos aventuramos por estes caminhos da filosofia. Desta maneira podemos dizer que moral e ética significam a mesma coisa, ou seja, são equivalentes. Isto é verdadeiro pelo menos quando nos referimos à filosofia antiga, que é o tema principal deste trabalho. Contudo, atualmente se fazem algumas distinções entre moral e ética. Se quisermos distingui-las moral seria referente ás normas herdada, ética, as normas em construção. Moral designaria principalmente os valores existentes e transmitidos; ética, o trabalho de elaboração ou de ajuste necessário e, face das mudanças em curso.
1.2. Surgimento da Ética Grega
O contexto da sociedade grega favoreceu para o surgimento de reflexões sistematizadas a cerca da ética. A ética grega surge com a especulação dos filósofos sobre os costumes do seu tempo e das suas cidades, isto é, além das práticas habituais de conduta, também as crenças de caráter religioso aí implicadas. Já nos pré-socráticos, encontramos algumas reflexões com o intuito de descobrir as razões pelas quais os homens