transplantes e doeças autoimunes
O sistema imunológico protege o corpo contra micro-organismos e substâncias estranhas. Tem duas partes principais. Uma, chamada imunidade humoral, é formada porlinfócitos B, que produzemanticorpos, proteínas que atacam substâncias estranhas e causam a sua remoção do corpo. A outra, chamada imunidade celular, é formada por linfócitos T, que atacam diretamentesubstâncias estranhas. A imunidade se desenvolve após a primeira exposição a uma substância ou micro-organismo. Ao longo da vida, o sistema imunológico acumula uma extensa biblioteca de substâncias emicro-organismos identificados como perigosos ou não. As vacinações usam esse processo para adicionar itens à biblioteca. O sistema imunológico exposto a formas inativadas ou parciais de bactérias edevírusproduz anticorpos contra as formas infecciosas dos micro-organismos, protegendo a pessoa contra infecções no futuro.
O sistema imunológico normal pode distinguir substâncias que são próprias da pessoae as que são estranhas. Normalmente, ele só ataca as substâncias estranhas. Esta é a resposta desejada, mas nem sempre isso acontece. Quando um paciente recebe um transplante, o sistema imunológicoreconhece como estranho o tecido transplantado e o ataca, causando rejeição do transplante. Para evitar esse problema, pessoass que recebem transplantes devem tomar medicamentos que inibem o sistemaimunológico (imunossupressores) durante toda a vida.
O que é Doença auto-imune?
Uma doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpopor engano. Existem mais de 80 tipos diferentes de doenças autoimunes.
Causas
Normalmente, os leucócitos do sistema imunológico ajudam a proteger o corpo contra substâncias nocivas, chamadas deantígenos. Alguns exemplos de antígenos incluem bactérias, vírus, toxinas, célulascancerígenas e sangue ou tecidos de outras pessoas ou espécies. O sistema imunológico produz anticorpos que destroem...