Processo de enfermagem voltado ao cliente nas intercorrências clínicas
Hepatite auto-imune
Trabalho Acadêmico realizado à Disciplina: Cuidado no Processo de Viver Humano I, 4ª fase do Curso do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.
Florianópolis, 2009. Sumário
1 Introdução 3 2 Histórico de enfermagem 4 I.Identificação do cliente 4 II.Percepção e expectativa 4 III.Problemas relacionados às necessidades humanas básicas 8 IV.Exames realizados 10
3 Breve descrição da patologia 13 4 Diagnósticos e intervenções e de enfermagem 14
5 Evolução de enfermagem 30
Evolução do dia 27/10/09 30
Evolução do dia 28/10/09 31
6 Orientações para alta hospitalar 33
7 Medicamentos 36
8 Conclusão 49
9 Referências 50
1. INTRODUÇÃO
Esse é um trabalho acadêmico realizado com base na problemática de um paciente da Clinica Médica III (CMIII) do Hospital Universitário Polydoro Ernani de são Thiago (HU) na busca para o aprendizado com relação à sistematização do cuidado e a sua aplicação na prática, instrumento norteador na assistência de enfermagem. Autores conceituados afirmam que a Sistematização da Assistência de Enfermagem eleva a qualidade da assistência de enfermagem beneficiando tanto o paciente, através de um atendimento individualizado, assim como a enfermeira. Segundo Horta (1979, p.35), o processo de enfermagem “é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano. Caracteriza-se pelo inter-relacionamento e dinamismo de suas fases ou passos”. O modelo mais conhecido e seguido para a implantação do processo de enfermagem é o proposto por Horta em 1979, o qual contém as seguintes fases: a) histórico de enfermagem, b)