Transmisão de calor
A transmissão de calor entre dois corpos de diferentes temperaturas se processa através de três mecanismos de transmissão: Condução, convecção e radiação.
Garafa térmica:
Condução: No processo de condução a transferência de calor é feita através da amplitude de vibração de átomos e elétrons. A amplitude de vibração, que aumenta com a temperatura, é transmitida ao longo do material, de átomo p/ átomo, durante as suas colisões.
A taxa de condução de calor, é proporcional à área da seção reta do material, à difernça de temperatura e inversamente proporcional à espessura. Desta forma, usnado o símbolo H para representar a taxa de transferência de calor (ou corrente de calor), definida por:
cuja unidade é dada em Watts(W), podemos escrever a lei da condução do calor:
A constante k é a condutividade térmica do material , cujo valor é tabelado e sua unidade no sistema internacional é .
Tabela 01 -Condutividade térmica (k) de alguns materiais.
Resistência térmica:
Para facilitar a análise e resolução de problemas de transmissão de calor mais complexo foi introduzido o conceito de resistência térmica (R).
SI:
Desta forma, podemos calcular a taxa de calor que flui através de uma placa, conhecendo a diferença de temperatura e sua resistência térmica:
Placa Composta:
O conceito de resistência térmica nos permite considerar as camadas como resistências análogas aos problemas de condução elétrica.
Placas em série:
Representação:
Placas em paralelo
Pode se calcular o calor em cada parte separadamente e somar, ou calcular a resistência total através da expressão:
Transferência de calor por convecção: Neste processo o calor é transferido pelo movimento do médio (líquido ou ar). A taxa de transmissão de calor do objeto quente para o médio que o rodeia é