Aluminio
Alumínio puro não tem resistência à tração alta. No entanto, com adição de elementos como manganês, silício, cobre e magnésio podem aumentar-se as propriedades de resistência do alumínio e produzir-se uma liga com propriedades sob medida para aplicações específicas.
Condutividade térmica do alumínio é muito boa, cerca três vezes maior que a do aço, uma propriedade que o torna um material importante para resfriamento e aquecimento para aplicações tais como troca de calor. Esta propriedade de alumínio combinada com ele que é não tóxico, é aplicada extensivamente em utensílios de cozinha.
Alumínio tem uma densidade em torno de um terço do aço ou cobre, tornando-se um dos mais leves metais comercialmente disponíveis.
Juntamente com o cobre, o alumínio tem uma condutividade elétrica elevada o suficiente para ser usado como um condutor elétrico. Para o consumidor final do alumínio, as suas propriedades físico-químicas ainda não foram assimiladas, havendo muito desconhecimento sobre o comportamento desse nobre metal no meio ambiente
Como é do conhecimento de todos o alumínio é um metal abundante e de fácil obtenção na crosta terrestre, muito fácil de trabalhar, permitindo todos os tipos de conformação mecânica e é extremamente leve, sendo o seu peso específico cerca de 1/3 do aço.
O metal alumínio apresenta características que transmitem a idéia de modernidade entre os jovens, que visualizam o alumínio como o metal do futuro, pela associação de sua presença em naves e objetos espaciais, sendo muito utilizado na combinação das suas características estruturais, leveza e plasticidade com acabamentos protetivos e decorativos.
Todavia, para o grande público e para o consumidor final do alumínio, as suas propriedades físico-químicas ainda não foram assimiladas, havendo muito desconhecimento sobre o comportamento desse nobre metal no meio ambiente.
Para o grande público usuário, o alumínio possui a imagem de ser um metal não