Primeira Guerra Mundial
Entre 1914 e 1918, a Europa foi palco de um conflito armado sem planejamentos prévios até então. Chamada na época de Grande Guerra, a Primeira Guerra Mundial envolveu a maior parte das nações europeias.
Os países envolvidos nesse confronto utilizaram os últimos avanços da tecnologia bélica, como metralhadoras, granadas, lança-chamas, tanques, gases tóxicos e aviões, fazendo dessa guerra uma verdadeira peça de morticínios. Isso fez com que o número de mortos fosse extremamente elevado.
Portanto, neste trabalho, poderá ser encontrado relatos de fatores que deram origem à Primeira Guerra Mundial e suas respectivas consequências para a Europa e o restante do mundo.
“Mergulhe” em fatos que marcaram a história da humanidade, um conflito que infelizmente, deixou cerca de 8 milhões de pessoas mortas e outras 20 milhões feridas: a Primeira Grande Guerra Mundial.
2 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) A principal razão do conflito que teve início em 1914 foi o “choque do imperialismo ”, cuja raiz era econômica, mas sua expressão se deu no campo político e militar. Ao longo do século XIX, o rápido desenvolvimento industrial, financeiro e monopolista experimentado pelos países capitalistas do século XIX, gerou uma violenta disputa pelo controle de novas rotas e novos mercados na África, na Ásia e um inédito clima de tensão entre as nações europeias. Esta corrida aguçou o espírito nacionalista em cada uma das grandes potências e a formação de sistemas de alianças militares foram os fatores que originaram a Primeira Guerra Mundial.
Segundo estudiosos o início da guerra ocorreu após o assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando, em Junho de 1914. É relevante afirmar, que esse fato não foi o fator principal que fez a guerra ter acontecido, mas um evento que motivou a explosão do barril de pólvora – metáfora que descreve as tensões diplomáticas entre os países europeus antes da guerra.
Esta foi a primeira guerra de massas, o