Transmissão de Potência por Correia Dentada
A gradecemos, a Deus por todo o entendimento e oportunidade que nos foram dados e a todos os nossos professores de curso por todo apoio e dedicação a nossa formação.
1. Introdução
1.1 Resumo
O relatório tem por objetivo explicitar todo o trabalho conceitual e prático feito por cursandos do técnico em Mecânica no campo de Motores, de forma mais especifica em relação à transmissão de potência. Após as memórias de cálculo chegou-se a potência pretendida. A partir disso desenvolveu-se um trabalho e estudo para levantar os dados a seguir e propor análises e uma conclusão satisfatória de acordo com a os conhecimentos conceituais que adquirimos em todas as disciplinas do curso até então. E com isso, analisando as vantagens e desvantagens dos tipos de transmissão, foi escolhida a melhor opção para o projeto. Após a escolha da transmissão por correias e polias, dimensionamos cada elemento necessário para que ocorresse a transmissão da potência para o compressor e concluímos com algumas observações importantes sobre o projeto.
1.2 Introdução
Os mecanismos de transmissão estão presentes em quase todas as máquinas, transferindo potência e movimento de um eixo para outro, ou por meio de engrenagens, correntes ou correias. Esses mecanismos são escolhidos em função de algumas características, como por exemplo: relação de transmissão, resistência a choques, distância entre eixos, durabilidade, custo etc. Existem vários tipos de mecanismos de transmissão. A transmissão pode ocorrer por contato direto, ou seja, por engrenagens, ou por contato indireto, nesse caso, temos as correias e polias e as correntes.
Transmissão por motor direto:
Na transmissão por motor direto, o compressor é ligado diretamente em um motor elétrico. Mas o custo