Dimensionamento de Correias
Correias são elementos de maquinas cuja função é transmitir força entre duas polias, as mais utilizadas são as planas, sincronizadas e as trapezoidais conhecidas como correias em “V”. As correias mais utilizadas no mercado são construídas de borracha revestida de lona, estas correias contem em seu interior cordonéis vulcanizado (náilon) para suportar as forças de trações submetidas.
Uma correia tem por benefício absolver cargas e tensões, sua utilização é conduzir grandes quantidades de Potência por longas distancias.
As correias são um dos meios mais antigos para uma transmissão de movimento entre dois eixos paralelos distantes. O sucesso na utilização das correis é devido a boa economia proporcionada pela transmissão e são encontradas em diversos equipamentos desde o de grande porte os industrias aos pequenos aparelhos eletrônicos.
Podemos definir correias como elemento de transmissão de potência, de características, particulares. Hoje em dia as correias ganham cada vez mais espaço nas indústrias devido à sua facilidade de manutenção, baixo custo, limpeza e proteção contra vibrações e sobrecargas.
1.1 – História
A origem e a difusão do uso das correias industriais remetem à revolução industrial. Com a crescente necessidade de se obter produtos em larga escala rapidamente, foi preciso desenvolver sistemas mecânicos confiáveis, robustos e que funcionassem adequadamente. As correias industriais surgiram justamente com o objetivo de proporcionar que todas as engrenagens do maquinário de uma fábrica trabalhem corretamente, sem que haja sobrecargas ou atrasos em alguma etapa.
As correias planas foram as primeiras da série de correias industriais a serem usadas na indústria moderna, sendo confeccionada em couro e outros materiais que permitissem uma maior resistência a atritos e as forças aplicadas pelo maquinário, além de permitir transportes à longa distância dentro da unidade fabril.
Embora eficientes na transmissão de grandes