DIMENSIONAMENTO CORREIAS
1275 palavras
6 páginas
ICET_ Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Campus JK São José do Rio Preto Docente: André BossoDIMENSIONAMENTO CORREIAS
Discente: Camila Fernanda Pereira
RA: B455ID-8 TURMA: EMQ28
MAIO 2015
SUMÁRIO
Introdução
Correias
Transmissões
Transmissões por correias planas e redondas
Correias em V
Correias de sincronização
Exemplos exercícios
Bibliografia
Introdução
Correias, cabos, correntes e outros similares elásticos ou elementos de máquinas flexíveis são utilizados e sistemas de transporte e na transmissão de potência para distâncias relativamente grandes. Frequentemente se empregam esses elementos como substitutos de engrenagens, eixos, mancais ou outros dispositivos relativamente rígidos de transmissão de potência.
Uma vez que esses elementos s são elásticos e usualmente bastante compridos, desempenham um papel bastante importante e absorver cargas de choque e em amortecer e isolar os efeitos de vibração. Essa é uma vantagem importante no que concerne à vida de máquinas .
Correias
Existem quatro tipos de correias que são: plana, redonda, v, e sincronizadora.
Polias abauladas são utilizadas para correias planas, e polias ranhuradas, ou roldadas, para correias redondas e em v. Correias sincronizadoras requerem rodas dentadas ou (denteadas).Em todos os casos os eixos de polia devem ser separados por certa distância mínima, dependente do tipo de correia e tamanho, para operar apropriadamente. Outras características de correias são
Podem ser utilizadas para grandes distâncias entre centros.
À exceção das correias sincronizadoras, pode ocorrer algum escorregamento e fluência, de modo que a razão da velocidade angular entre os eixos motor e movido não é nem constante nem exatamente igual à razão de diâmetros entre polias.
Em alguns casos, uma polia intermediária ou