O que é Computação em Nuvem?
Esteja você executando aplicativos que compartilham fotos com milhões de usuários móveis ou fornecendo suporte a operações críticas do seu negócio, a "nuvem" oferece acesso rápido a recursos de TI flexíveis e de baixo custo. Com a computação em nuvem, não é preciso realizar grandes investimentos iniciais em hardware e perder tempo nas atividades de manutenção e gerenciamento desse hardware. Ao invés disso, é possível provisionar exatamente o tipo e tamanho corretos de recursos computacionais necessários para executar a sua mais recente ideia ou operar o departamento de TI. Com a computação em nuvem, é possível acessar quantos recursos forem necessários, quase instantaneamente, e apenas pagar pelo que é utilizado.
Como a computação em nuvem funciona?
A computação em nuvem oferece uma forma simples de acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e um conjunto amplo de serviços de aplicativo pela Internet. Os provedores de computação em nuvem, como a Amazon Web Services, adquirem e mantêm o hardware conectado à rede necessário para esses serviços de aplicativo, enquanto você provisiona e utiliza o que precisa através de um aplicativo web.
Seis vantagens e benefícios da computação em nuvem
Benefícios da nuvem – Ícone de Substitua gasto em capital por gasto variável
Substitua gasto em capital por gasto variável
Ao invés de investir substancialmente em datacenters e servidores antes de saber como irá utilizá-los, você pode utilizar a computação em nuvem e pagar apenas ao consumir recursos de computação, e apenas pela quantidade consumida.
Benefícios da nuvem – Ícone de Beneficie-se de economias massivas de escala
Beneficie-se de economias massivas de escala
Ao utilizar a computação em nuvem, você pode alcançar um custo variável mais baixo do que seria possível normalmente. Como a utilização de centenas de milhares de clientes é agregada na nuvem, os provedores de computação em nuvem como a Amazon Web Services