Transições Eletronicas
Testar a teoria do postulado de Bohr através das transições eletrônicas (teste da chama).
(II) INTRODUÇÃO:
Átomo é a unidade básica de formação de toda e qualquer matéria. É constituído por um núcleo central rodeado de elétrons circundantes. Este é o modelo atômico de Rutherford-Bohr. No começo, eles foram muito questionados sobre como o modelo planetário daria certo sem que as cargas negativas fossem atraídas pelo núcleo positivo. Então Bohr postulou: para que um elétron passasse de uma orbita a outra, ele deveria irradiar ou receber energia.
Quando átomos são aquecidos ou submetidos a uma descarga elétrica, seus elétrons absorvem energia, que em seguida é emitida como radiação (fóton). Tomamos como exemplo a experiência citada neste relatório. ¹
(III) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Lavou-se uma alça de platina com HCl 6 mol.L-1. Aqueceu-se a mesma no bico de Bunsen até que ficasse completamente limpa. Em seguida, a alça foi mergulhada em uma solução de Cloreto de Lítio (LiCl), a qual colocou-se sobre chama, emitindo uma coloração rosa. Limpou-se a alça com HCl e água destilada, repetindo o procedimento para Cloreto de Sódio (NaCl), Cloreto de Potássio (KCl), Cloreto de Rubídio (RbCl), Cloreto de Cálcio (CaCl2), Cloreto de Estrôncio (SrCl2) e Cloreto de Bário (BaCl2), apresentando os resultados na tabela abaixo.
ÍON
COLORAÇÃO
Li+1
Rosa
Na+1
Laranja amarelado
K+1
Lilás
Rb+1
Rosa claro
Ca+2
Laranja avermelhado
Sr+2
Vermelho
Ba+2
Verde
(IV) DISCUSSÃO:
Origem das cores?
As cores originam-se dos saltos quânticos dos elétrons. A partir da chama, estes absorvem energia, passando a uma camada mais externa (estado excitado). Quando voltam a sua camada (estado fundamental), liberam essa energia em forma de radiação, que, dependendo de seu comprimento de onda, pode ou não ser visível. Nos casos citados acima, o comprimento varia no espectro visível, entre o vermelho e o violeta.