Transito atual
Em 12 meses, Fortaleza deve ter um Plano Diretor Cicloviário Integrado. A ordem de serviço para o estudo, no valor de R$ 967 mil, foi assinada nesta quinta-feira, 25, pelo prefeito Roberto Cláudio. "Nós queremos consolidar a ciclovia como um modal de transporte em Fortaleza", disse o titular da Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), Samuel Dias.
Segundo Roberto Claudio, quando o Plano Diretor for entregue, as obras de ciclovias devem começar imediatamente. No entanto, alguns trechos já estão sendo construídos. Seguindo o previsto no Programa de Transporte Urbano do Fortaleza (Transfor), 40km de ciclovias devem ser entregues até o ano de 2016.
Integrante do movimento Massa Crítica, Maria Luiza Sampaio avalia a atual estrutura de Fortaleza: "hoje, nem existem ciclovias capazes de atender à demanda da cidade".
Números
De acordo com o prefeito de Fortaleza, atualmente, Fortaleza tem 74km de ciclovias. Até 2016, outros 40km devem ser entregues. O Plano Diretor Cicloviário Integrado deve implantar mais 15km.
Andamento
Projeto atrasadíssimo, certamente não terá o prazo cumprido, não haverá execução de obras como diz o prefeito em função das etapas previstas em lei e, nem sei, se será exposto à avaliação popular antes de ser executado. Portanto, será mais uma obra não feita ou, no máximo, mal feita.
Metro de Fortaleza
Historia
O Projeto METROFOR, com estudos e planos iniciais desenvolvidos na década de oitenta, tem como objetivo maior atender à Região Metropolitana de Fortaleza, especialmente à população dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, situadas na área de influência dos Corredores Norte e Sul do transporte de massa, onde está concentradas cerca de 2/3 da demanda de transporte público de passageiros e a maior parte dos conjuntos habitacionais dos municípios mais populosos.
O projeto se utiliza do modal ferroviário