transistores
Um TJB (transistor de junção bipolar) é um dispositivo semicondutor que é controlado por corrente e é capaz de multiplicar a corrente que circula em um de seus terminais, chamado base. Ele é constituído por duas junções PN que partilham uma região em comum (base), caracterizada pela sua pequena espessura e dosagem baixa. Quando essa região é do tipo N (colocada entre duas regiões P), o transistor é designado PNP e, se for do tipo P (colocada entre duas regiões N), é designado NPN. Além da Base (B), há mais dois terminais, o Emissor (E) e o Coletor (C). A O transistores NPN e PNP estão representados nas imagens abaixo, respectivamente:
Cada junção do TJB pode ser direta ou inversamente polarizada, independentemente da outra junção. Existem quatro modos de operação do TJB:
1. Zona ativa: Emissor diretamente polarizado, coletor-base inversamente polarizado;
2. Zona de corte: Emissor inversamente polarizado, coletor-base inversamente polarizado;
3. Zona de saturação: Emissor diretamente polarizado, coletor-base diretamente polarizado;
4. Zona ativa inversa: Emissor inversamente polarizado, coletor-base diretamente polarizado;
Na zona ativa, a tensão Vbe é tipicamente 0,7 V e o transistor atua como uma fonte de corrente dependente (a corrente Ic depende da corrente Ib) e para pequenos aumentos Ib há grandes aumentos de Ic.
Na zona de corte, a corrente de base é nula, equivalente a manter o circuito de base aberto. A corrente do coletor é tão pequena que, se a desprezarmos, podemos comparar o transistor no circuito coletor-emissor como um interruptor aberto e dizer que o transistor está em corte.
Na zona de saturação a corrente do coletor é aproximadamente independente da corrente de base, para determinados valores de Rc e Vcc. O transistor então se assemelha a um interruptor fechado e a corrente que circula pelo circuito coletor é limitada apenas pelo circuito interno.
As zonas citadas podem ser representadas nas seguintes imagens: