Transistores
A História da informática (Parte 6: Sistemas embarcados e supercomputadores)
Carlos E. Morimoto criou 2/ago/2011 às 17h48
Durante a década de 40 e início da de 50, a maior parte da indústria continuou trabalhando no aperfeiçoamento das válvulas, obtendo modelos menores e mais confiáveis. Porém, vários pesquisadores, começaram a procurar alternativas menos problemáticas.
Em meados da década de 40, a indústria eletrônica insistiu em encontrar um método de aperfeiçoamento das válvulas, para que elas fossem menores e mais seguros. (Marimoto,2011)
Muitas dessas pesquisas tinham como objetivo o estudo de novos materiais, tanto condutores quanto isolantes. Os pesquisadores começaram então a descobrir que alguns materiais não se enquadravam nem em um grupo nem em outro, pois, de acordo com a circunstância, podiam atuar tanto como isolantes quanto como condutores, formando uma espécie de grupo intermediário que foi logo apelidado de grupo dos semicondutores.
O intuito das pesquisas eram de encontrar materiais novos, como isolantes e condutores, e acabaram descobrindo que alguns dos materiais não não tinha um definição específica, pois conseguiam funcionar tanto como condutores quanto isolantes. A partir disso se deu a necessidade de criar um grupo interposto, o que chamamos de semicondutores (MARIMOTO, 2011).
primeiro protótipo surgiu em 16 de dezembro de 1947, consistindo em um pequeno bloco de germânio (que na época era junto com o silício o semicondutor mais pesquisado) e três filamentos de ouro. Um filamento era o polo positivo, o outro, o polo negativo, enquanto o terceiro tinha a função de controle: o primeiro modelo de transistor foi criado em 1947 sendo um bloco pequeno de germânio (na época o mais famoso dos semicondutores, juntamente com o silício) e três filamentos de ouro, contendo um filamento positivo e o outro negativo, e o terceiro o controle. (MARIMOTO, 2011).
Aplicando uma