END- Manutenção preventiva corretiva preditiva
O presente trabalho abordará alguns tipos manutenções realizados em áreas e materiais industriais, siderúrgicos, químicos, entre outros. manutenções que tem por finalidade garantir melhor qualidade e funcionabilidade dos equipamentos e maquinarios em geral.
2.0 DESENVOLVIMENTO
2.1 MANUTENÇÃO CORRETIVA
2.1.1 Histórico da Técnica:
A Manutenção é o conjunto de atividades e recursos aplicados aos sistemas e equipamentos, visando garantir a continuidade de sua função dentro de parâmetros, disponibilidade, qualidade, prazo, custos e de vida útil dos equipamentos.
Ela surgiu quando o homem começou a manusear instrumentos e desenvolver as máquinas para a produção de bens de consumo a manutenção foi emergindo a partir do momento em que novas necessidades eram criadas. Ela acompanhou a evolução técnico-industrial da humanidade e se desenvolveu conforme as mudança no perfil de mercado. No fim do século XIX, com a mecanização das indústrias, surgiu à necessidade dos primeiros reparos e até 1914, a Manutenção era renegada o segundo plano sendo executada pelo mesmo efetivo de operação.Com a implantação da produção em série, instituída por Ford, as fábricas passaram a estabelecer programas mínimos de produção e, em conseqüência, sentiram necessidade de criar equipes que pudessem efetuar reparos em máquinas operatrizes no menor tempo possível. Assim surgiu um órgão subordinado à operação, cujo objetivo básico era de execução da Manutenção Corretiva.
2.1.2 Objetivo da manutenção Corretiva:
Esse tipo de manutenção tem como objetivo diminuição do tempo ocioso das máquinas seja por falhas na operação, por falta de peças, avarias ou substituição de ferramentas.A manutenção corretiva industrial é aquela em que o conserto ou até mesmo reforma é feito quando equipamentos ou maquinas já estão parados. Geralmente acontece quando de um equipamento quebrado ou quando não compensa parar o equipamento para a realização de uma