Tipos de textos: literário; não-literário
Texto literário, texto não –literário
Diferença entre texto literário e texto não-literário: enquanto o texto não-literário (a fala cotidiana) se resume apenas em explicar um acontecimento concreto, o texto literário é repleto de ambiguidade e seus elementos deixam de ser reais e passam a representar realidades físicas, sociais e/ou emocionais.
Literatura: conceitos
A concepção clássica da literatura consiste na representação e na visão de mundo, e também um posicionamento diante dele, para que possam imitar (ou representar) a natureza.
No século XIX, os românticos acrescentam algo a esse conceito: cabe ao artista ver as coisas como elas não foram vistas ainda. Na metade do século, o conceito muda, passando a focar-se em como a literatura se realiza.
5 – Características do discurso literário
Literatura e especificidade
O discurso literário tem íntima relação com o discurso comum, porém a literariedade é o fator que mais distancia os dois discursos.
Complexidade
A linguagem literária produz; a não-literária reproduz. Tem função linguística e estética ao mesmo tempo, por isso sua complexidade.
Multissignificação
Em um texto literário, tanto as frases como as palavras têm mais de um significado. O grau zero significa a preocupação com a clareza e coesão dos textos e a obediência às normas usuais da língua.
Para a plurissignificação do texto contribuem fatores de ordem sincrônica e diacrônica. O primeiro se vincula ao significado das palavras conforme o texto. O segundo envolve todo o significado que as palavras têm e aderiram conforme o tempo.
Predomínio da conotação
Devido ao arranjo especial de palavras, temos o sentido conotativo das palavras, que é caracterizado pelo sentido múltiplo das palavras.
Liberdade na criação
A literatura se renova de acordo com a criatividade do artista. Esta não se prende às normas, e nem existe uma “gramática normativa” para o texto literário. Seu único espaço de criação é o da