UNidade 3
A forma como o autor escreveu seu texto, como combinou as palavras é própria de cada texto. Caso façamos alguma alteração na sua forma de organização altera de forma radical a essência do texto literário. Também não podemos resumir suas ideia, por ele irá perder o que tem de mais rico, a sua forma.
Essa definição diz respeito: a. À riqueza das conotações do texto literário b. À função referencial do texto literário c. À intangibilidade do texto literário d. À plurissignificação do texto literário e. Á desautomatização da linguagem literária
0,2 pontos
PERGUNTA 2
Modernamente, a oposição entre texto literário e texto não literário é feita pela função que cada tipo de texto desempenha. Sendo assim, a função do texto literário seria:
a.
Informativa
b.
Pedagógica
c.
Científica
d.
Poética
e.
Referencial
0,2 pontos
PERGUNTA 3
A escolha das palavras na escrita do texto não literário é diferente da escolha na escrita do texto literário. No texto não literário, as palavras devem informar, transmitir o conteúdo, sem deixar margem a interpretações variadas. No texto literário, as palavras devem possibilitar ao leitor um trabalho de interpretação que vá além do evidente, da informação sobre o conteúdo. Esse critério de distinção entre o texto literário e o não literário recebe o nome de:
a.
Intangibilidade linguística
b.
Relevância no plano da expressão
c.
Desautomatização da língua
d.
Relevância no plano do conteúdo
e.
Plurissignificações
0,2 pontos
PERGUNTA 4
No texto literário, a forma como os conteúdos são expressos pelo autor também serve para manifestar sentidos, significados. Portanto, a forma aponta para o conteúdo da obra, como a sonoridade das palavras aponta para os sentidos do poema. Esse critério de oposição entre o texto literário e o não literário recebe o nome de:
a.
Intangibilidade linguística
b.