Transistores
TRABALHO
SOBRE
TRANSISTORES
01. DESENHAR OS SÍMBOLOS DO TRANSISTOR BIPOLAR E IDENTIFICAR SEUS TERMINAIS.
RESPOSTA:
02. DESENHAR OS ENCAPSULAMENTOS DO TRANSISTOR BIPOLAR DE MÉDIA, ALTA E BAIXA POTÊNCIA, IDENTIFICAR OS TERMINAIS E CITAR UM MODELO PARA CADA ENCAPSULAMENTO.
RESPOSTA:
03. IDENTIFICAR OS COMPONENTES DO CIRCUITO ABAIXO E LOCALIZAR OS PONTOS DE MEDIDA DE TENSÃO E O SENTIDO DOS FLUXOS DE CORRENTE(RB1, RB2, RC, RE, VCC, VRB1, VRB2, VRC, VRE, VBC, VBE, IB, IC, IE, VB, VE, VC E T).
RESPOSTA:
04. DESCREVER COMO PODEMOS IDENTIFICAR OS TERMINAIS DE UM TRANSISTOR COM UM MULTIMETRO (COLETOR, BASE, EMISSOR E O TIPO NPN OU PNP)
RESPOSTA:
MEDINDO AS RESISTENCIAS DIRETA E REVERSA ENTRE OS TERMINAIS DO TRANSISTOR, DOIS A DOIS, ATE QUE UM PAR RESULTE EM RESISTENCIAS ALTAS NOS DOIS SENTIDOS, O TERMINAL QUE NÃO FIZER PARTE DESTA ULTIMA MEDIDA É A BASE.
MEDINDO AS RESISTENCIAS DIRETAS ENTRE A BASE E OS DOIS OUTROS TERMINAIS, TAL MEDIDA IDENTIFICA A POLARIDADE DO TRANSISTOR, SENDO NPN SE A RESISTENCIA DIRETA FOR MEDIDA COM A PONTA DE PROVA POSITIVA NA BASE E NPN SE A RESISTENCIA DIRETA FOR MEDIDA COM A PONTA DE PROVA NEGATIVA NA BASE.
A IDENTIFICAÇÃO DO COLETOR E DO EMISSOR É FEITA PELA COMPARAÇÃO ENTRE AS MEDIDAS DAS RESISTENCIAS DIRETAS (BAIXAS)
05. QUAIS OS DEFEITOS QUE UM TRANSISTOR PODE APRESENTAR?
CASO O ASPECTO FISICO DESTE TRANSISTOR NÃO SEJA ALTERADO, COMO PODEMOS IDENTIFICAR ESTES DEFEITOS COM UM MULTIMETRO.
RESPOSTA:
EM CURTO É QUANDO UMA DAS MEDIÇÕES ENTRE COLETOR E EMISSOR ESTA COM BAIXA IMPEDANCIA OU MEDIÇÕES ENTRE BASE E EMISSOR OU COLETOR APRESENTA BAIXA IMPEDANCIA NAS DUAS MEDIÇÕES MESMO INVERTENDO A POLARIDADE DAS PONTAS DE PROVAS DO MULTIMETRO.
ABERTA É QUANDO AS MEDIÇÕES ENTRE BASE E EMISSOR OU BASE E COLETOR APRESENTAM ALTA IMPEDANCIA NAS DUAS SITUAÇÕES DE MEDIÇÕES INVERTENDO AS POLARIDADES DAS PONTAS DE PROVAS DO MULTIMETRO.
SE A AGULHA DO MULTIMETRO MOVER LIGEIRAMENTE PARA UM DOS