Transgênicos
• Transgênicos também chamados de OGM
(Organismos Geneticamente Modificados).
Especificamente, trata-se de um ser vivo que teve sua estrutura genética alterada pela inserção de genes de outro organismo, de modo a atribuir características não programadas pela natureza. O que são alimentos transgênicos? •São alimentos geneticamente modificados com objetivo de melhorar a qualidade, aumentar a produção e a resistência às pragas.
O início dos transgênicos
• O interesse pela manipulação genética existe desde o século XIX, quando os cientistas começaram a estudar as potencialidades da reprodução assexuada.
• Grande parte das pesquisas efetuadas tiveram lugar em solo americano.
• Embora o termo "Biotecnologia" tenha sido usado apenas em 1919 por um Engenheiro
Agrícola,
na
Hungria,
as primeiras experiências deste tipo datam de 6000 AC, com o uso de leveduras para fermentar pão e vinho. Situação atual
Pela primeira vez, agricultores de países em desenvolvimento plantarão mais sementes transgênicas que os de países ricos. E o Brasil é o líder dessa tendência, tendo ocupado uma área de 30,3 milhões de hectares com lavoura geneticamente modificada em 2011, seguido pela Argentina, com 23,7 milhões, e superado apenas pelos EUA, com 69 milhões de hectares.
(08 de fevereiro de 2012)
Até o momento, os transgênicos não têm produzido qualquer resultado significativo distinto em termos de benefício para a humanidade que justifique os riscos de sua implementação rápida e desprovida de uma avaliação séria de custos e benefícios para esta e gerações futuras.
Altieri (1998)
• De acordo com o programa de grandes multinacionais ligadas à produção de transgênicos, o Brasil é um dos países previstos para produção em larga escala especialmente de soja e milho e algodão tolerantes a herbicida e resistentes a insetos (Lappé & Bailey 1998).