Resumo de Patologia
A patologia está voltada ao estudos das alterações estruturais , bioquímicas e funcionais nas células , tecidos e órgãos que fundamentam doenças ,assim, serve como base científica para toda medicina. Está dividida em:
Patologia Geral: está concentrada nas reações das células e tecidos aos estímulos anormais e defeitos herdados , os quais são as principais causas das doenças.
Patologia Sistêmica: examina as alterações em tecidos e órgãos especializados que são responsáveis por distúrbios que envolvem esses órgãos .
Os quatro aspectos de um processo de doença que formam o cerne da patologia são:
I- Etiologia ou causa: os dois principais fatores etiológicos são genéticos e adquiridos. A maioria das doenças como a aterosclerose e câncer são multifatoriais.
II- Patogenia ( mecanismos de desenvolvimento): sequencia de eventos na resposta das células ou tecidos ao agente etiológico , desde o estímulo inicial a expressão final da doença.
III- Alterações moleculares e morfológicas: referem-se as alterações estruturais nas células ou tecidos que são características de uma doença ou diagnósticos de um processo etiológico.
Iv- Pertubações funcionais e manifestações clínicas: é o resultado final das alterações genéticas , bioquímicas e estruturais nas células e tecidos. São as anormalidades funcionais que levam as manifestações clínicas (sinais e sintomas) , bem como sua progressão (causa clínica e consequência).
Visão Geral: respostas celulares ao estresse e aos estímulos nocivos.
Adaptações são respostas estruturais e funcionais reversíveis causadas por estresses fisiológicos mais excessivos e a alguns estímulos patológicos , durante os quais estados constantes novos , porém alterados , são alcançados , permitindo que a célula sobreviva e continue a funcionar.
A resposta adaptativa pode consistir em um aumento no tamanho das células (hipertrofia) e da atividade funcional , um aumento no número de células (hiperplasia) , uma diminuição