Transgênicos
Transgênicos
Pesquisa válida para o 4º bimestre na matéria de Biologia
Transgênicos
Definição
Por definição, transgênico é um ser vivo que recebeu um gene de outra espécie animal ou vegetal. O gene inserido pode vir de outra planta ou mesmo de outra espécie completamente diferente.
Como é produzido
Para fazer um transgênico, os cientistas usam a técnica de recortar o DNA de uma espécie para depois colar esse fragmento recortado no DNA de outra espécie.
O método mais comum para produzir transgênicos utiliza uma bactéria como elemento intermediário. O gene de interesse é introduzido na bactéria, que, depois, é usada para infectar a célula de um animal ou planta. Ao fazer isso, a bactéria transfere parte de seu DNA para o organismo que infecta e, junto, vai o gene de interesse. Algumas plantas – tomate, batata, frutas cítricas e cenoura, por exemplo – são mais fáceis de modificar geneticamente do que outras. Isso porque podem se regenerar em laboratório a partir de uma única célula em cultura. E é muito mais simples manipular genes em células isoladas do que em um organismo multicelular inteiro.
Benefícios
• Saúde: podem ser produzidos alimentos com melhores características nutricionais do que as das espécies naturais.
• Economia: são conseguidas variedades de cultivos mais resistentes às adversidades (pragas, seca, geadas, etc.), garantindo a produção.
• Conservação: ao obter cultivos mais resistentes, são reduzidas as intervenções na terra, evitando seu desgaste e o uso de agrotóxicos.
• Preservação: por meio destas modificações genéticas, pode-se estender a vida útil do alimento.
Prejuízos
• Saúde: os produtos podem produzir alergias empessoas suscetíveis e resistência aos antibióticos usados pelos seres humanos.
• Economia: do ponto de vista comercial, estes produtos são os preferidos pelos agricultores, gerando uma dependência das empresas multinacionais que os comercializam.
•