Transgênicos
Transgênicos
DEFINIÇÃO
São organismos que por meio de técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. Ou seja, são aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético. Ou que tiveram seus genes existentes alterados, de modo que seja expressa uma nova enzima ou proteína que irá conferir ao organismo novas características mais proveitosas para o Homem.
Esse processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por uma determinada característica num organismo para outro organismo, ao qual se pretende incorporar essa característica. Podendo dessa forma, combinar os DNAs de organismos que provavelmente não se cruzariam por métodos naturais (DNA recombinante).
APLICAÇÕES
O objetivo inicial dessa técnica é viabilizar organismos com características novas e melhoradas. Sendo bastante utilizada em investigações científicas, com o intuito de compreender melhor a função de determinados genes e posteriormente fazer uso de sua melhor aplicação. Sendo utilizada também na produção de determinados produtos de interesse comercial, medicinal e agronômico.
PLANTAS OU ANIMAIS
Plantas transgênicas: Para obter plantas geneticamente modificas são necessários:
Um gene de interesse;
Uma técnica para transformar células vegetais através da introdução do gene de interesse.
Uma técnica para gerar uma planta inteira a partir de uma só célula transformada.
Após esses processos, é possível obter uma planta transgênica. Pois ela contém, além dos genes naturais, um gene adicional proveniente de outro organismo, o qual pode ser uma planta, uma bactéria ou até mesmo um animal. Animais transgênicos: A manipulação genética em animais é uma das questões mais controversas dentro da comunidade científica. A tecnologia pode ser usada para criar animais mais produtivos, transformá-los em “fábrica de remédios” ou desenvolver modelos de animais em laboratório para estudo