transgenicos
Este trabalho tem o intuito de explicar o que são transgênicos, também conhecidos como organismos geneticamente modificados ( OGM), quais os riscos que essas modificações podem causar aos seres humanos, ao ambiente, aos animais e as próprias plantas.
Os produtos contendo transgênicos que estão nas prateleiras de alguns supermercados não são rotulados para que o consumidor possa exercer o seu direito de escolha. Os transgênicos ainda estão proibidos no Brasil e o tema ganha dimensão nacional e interesse popular graças às ações das ONGS. Queremos que antes que se tome uma decisão sobre o cultivo, à comercialização e o consumo de transgênicos no Brasil, sejam feitas pesquisas por instituições cientificas de comprovada competência, assegurando que os transgênicos não são prejudiciais a saúde e ao meio ambiente.
Definição
O que são transgênicos?
O termo “transgênico” significa a transferência de genes de um organismo para outro, produzindo uma nova substancia, modificando assim o organismo natural. A técnica que permite tal procedimento chama-se biotecnologia, ou, tecnologia do DNA recombinante. Os organismos geneticamente modificados são plantas, animais ou microorganismos que sofrem alterações genéticas através da técnica do DNA recombinante; Os OGM s podem ou não ser transgênicos. Quando o organismo recebe genes de outros da própria espécie, ele é considerado geneticamente modificado; Quando a transferência de genes é entre espécies diferentes alem de geneticamente modificados são também transgênicos. Para se chegar ao OGM é necessário identificação do gene que possui a característica desejadas, multiplicação desse gene, modificação do gene, preparação do organismo receptor, seleção, regeneração da planta e fixação da característica desejada. Pode-se, com essa tecnologia, inserir gene de porcos em seres humanos, de vírus ou bactéria em