Transformações de genero e sociedade
Por uma herança cultural (conceito helman), as mulheres tem a obrigação de encontrar um parceiro para constituir família, tanto que se encontrarmos uma mulher com 30 anos, que esteja focada na vida profissional , e não tenha um companheiro, com certeza pode-se afirmar que esta mulher sofre pressão social para que se case e constitua família.
"na cultura humana, a noção de felicidade implica a idéia de casal, como se existisse um setir da felicidade ao qual o sujeito não tem acesso."( DIAS,2001:59). Com o se a felicidade e a aceitação do mundo dependessem do encontro de um companheiro do sexo oposto, aceito e compativel com os grupos sociais aos quais pertençamos. Ou seja a nossa felicidade, e sucesso dependem do encontro com este ser quase mistico.
Entretanto a vida conjugal na sociedade moderna toma outros rumos; Os casais não são mais constituidos apenas por um homem e uma mulher, há casais constituidos por dois indivíduos do mesmo sexo, não se encaixando no modelo pré estabelecido pela sociedade moderna. Estes indivíduos além da discriminação da sociedade sofrem constantemente as dificuldades de regulamentar essa união.
Além destes fatores, temos transexuais que se assemelham ao sexo oposto por meio das roupas, cabelo, atividades sociais etc. Estes indivíduos por não se encaixar no perfil social do seu sexo biologico precisam se identificar e se utilizam da aparencia para legitimar a sua preferencia sexual não aceita. Sendo assim a homofobia se mostra presente nos mais inesperados grupos, embora muitos neguem esta fobia, aceitam a homossexualidade desde que ela não se encontre em sua instituição