Transformadores
1. OBJETIVO
Aprender a desenvolver transformações ∆Y e Y∆.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
DELTA-ESTRELA OU ESTRELA-DELTA
Em circuitos que não é possível encontrar nenhum par de resistores associados em série nem em paralelo são resolvidos utilizando as transformações delta-estrela(∆Y) ou estrela-delta(Y∆).
2.1 Transformação delta-estrela (∆Y) Para fazer a transformação de um circuito delta-estrela são utilizadas as equações a seguir:
Figura 1: Circuito delta-estrela
2.2 Transformação estrela-delta Para fazer a transformação de um circuito estrela-delta são utilizadas as equações a seguir:
Figura2: Circuito estrela-delta
2.3 Utilização das transformações ∆Y e Y∆ na simplificação de circuitos As transformações ∆Y e Y∆ serão aplicadas na obtenção da resistência equivalente entre os pontos A e B de dois circuitos.
2.3.1Transformação ∆Y A resistência do resistor da estrela conectado ao vértice C é igual ao produto das resistências dos resistores do triângulo que estão conectados ao nó C dividido pela soma das resistências que compõem o triângulo.
2.3.2 Transformação Y∆ A resistência do resistor R1 do triângulo, conectado aos nós C e D, é igual à soma dos produtos dois a dois das resistências que compõem a estrela dividido pelo resistor da estrela que não se conecta ao resistor R1.
.3. MATERIAL UTILIZADO
- 1 protoboard
- 1 multímetro digital
- 7 resistores
4. PARTE PRÁTICA
4.1 Circuito: calcular a resistência equivalente entre os pontos A e B.
COR
MEDIDO
ESCALA
R1
Amarelo, violeta, preto e ouro
48.6
200
R2
Cinza, vermelho, preto e ouro
82.3
200
R3
Marrom grande
68.6
200
R4
Vermelho, vermelho, preto e ouro
22.4
200
R5
Marrom, preto, marrom e ouro
100.7
200
R6
Laranja, laranja, preto e ouro
33.2
200
R7
Verde Grandão
11.1
200
Tabela 1: Resistores utilizados
RAB RAB
MEDIDO
ESCALA
CALCULADO
122.5
200
122.81
Tabela 2: Resultado
5. CONCLUSÃO Durante