transformadores ideais
Indução Mútua – Lei de Faraday
Como sabemos, usa-se C.A. porque sua tensão pode ser facilmente mudada (transformada) para mais ou para menos por meio de transformadores. Você agora verá que os transformadores são indutâncias acopladas por seus campos magnéticos mútuos, ou por undução mútua.
Michael Faraday, ciêntista inglês, realizou trabalhos de grande importância no campo do eletromagnetismo, e o que fez sobre indução mútua resultou na criação do transformadorr. Faraday verificou que, ao variar o fluxo magnético total que enlaça um circuito em determinado tempo, há indução de uma f.e.m. no circuito. Verificou também que, quando aumenta a razão de variação do fluxo, também aumenta o valor da f.e.m. induzidaEm outras palavras, Faraday concluiu que a força eletromotriz induzida em um circuito depende (a) do fluxo (b) da razão de variação do fluxo que enlaça o circuito. Estes efeitos constituem o que chamamos de indução mútua.
No volume 1 você teve oportunidade de observar uma ilustração do princípio da indução mútua.
Quando um condutor se move em relação a um campo magnético, dá-se a indução de uma f.e.m. no condutor; ela é diretamente proporcional a velocidade do movimento do condutor em relaçao ao campo. Além disso, a tensão induzida em uma bobina é proporcional ao número de espiras da mesma, ao valor do fluxo indutor e à razão de variação desse fluxo.
A figura abaixo mostra um exemplo de indução mútua (indução de uma f.e.m. em um condutor adjacente). Na bobina A, o primário, estabelece-se uma corrente com o sentido indicado. Esta corrente produz um cammpo magnético e, enquanto ela permanece constante, também é constante o número de linhas de força. Entretanto, quando a corrente é reduzida pela abertura da chave, diminui o número de linhas na bobina A, e em consequência, o fluxo que enlaça a bobina B, o secundário. A variação de fluxo induz uma f.e.m. na bobina B, estabelecendo a corrente IB, cuja existência é indicada pelo