Tranformadores
Resumo. Neste trabalho serão analisados os transformadores não ideais. Definindo as soluções para a redução de perdas e quais tipos afetam os transformadores. Bem como a analise de seu modelo circuital.
Palavra-chave. Transformadores. Perdas. Modelo circuital
1.INTRODUÇÃO
Transformadores são dispositivos destinados a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito para outro. Transformadores são divididos em ideais e não ideias. Eles possuem enrolamentos primário, secundário e terciário.
O transformador é um dos equipamentos elétricos de enorme utilização, dado que permite ajustar tensões e correntes às necessidades existentes. Existem vários tipos de transformadores como o de corrente, tensão, potência, isolamento e autotransformador.
O transformador não ideal também é conhecido com real, permite à análise da regulação e da eficiência do circuito, seu modelo equivalente permite uma análise simplificada do circuito.
2.CARACTERÍSTICAS DO TRANSFORMADOR
Nos transformadores não ideias o enrolamento primário é uma bobina que apresenta uma impedância, assim, deve-se haver uma corrente no primário devido à aplicação da tensão. No entanto, a tensão no secundário diminui com o aumento da carga, mesmo se a tensão o primário for mantida constante, sendo que a relação entre a tensão do primário e secundário está relacionada a carga.
3.PERDAS
O transformador não ideal apresenta diversas perdas, que determinam seu rendimento, que relaciona a energia fornecida e a energia utilizada. Ele sofre com efeitos da histerese, perdas Foucault, perdas adicionais, perdas de Joule, dispersão de fluxo, perdas de enrolamentos, corrente de excitação, entre outras.
As perdas por histerese ocorrem quando o material que possuem o núcleo magnético mantém algumas propriedades na ausência dos estímulos que geraram essas propriedades. Já as perdas por corrente parasita ocorrem quando a corrente gerada no núcleo apresentam variações