Transformador trifasico
As exigências técnicas e econômicas impõem à construção de grandes usinas elétricas, em geral situadas muito longe de centros de aproveitamento, pois devem utilizar a energia hidráulica dos lagos e rios das montanhas. Surge assim a necessidade de transporte da energia elétrica por meio de linhas de comprimento notável.
Por motivos econômicos e de construção, as seções dos condutores destas linhas devem ser mantidas dentro de determinados limites, o que torna necessária a limitação da intensidade das correntes nas mesmas. Assim sendo, as linhas deverão ser construídas para funcionar com uma tensão elevada, que em certos casos atinge a centenas de milhares de volts.Estas realizações são possíveis em virtude de a corrente alternada poder ser transformada facilmente de baixa para alta tensão e vice-versa, por meio de uma máquina estática, sem partes móveis, de construção simples e rendimento elevado, que é o transformador .
Os geradores instalados nas usinas geram a energia elétrica com a tensão aproximada de 6.000 volts. Para efetuar o transporte desta energia, eleva-se a tensão a um valor oportuno com um transformador elevador. Na chegada da linha, outro transformador executa a função inversa, isto é, reduz a tensão ao valor necessário para a utilização. Podem então ser escolhidas as três tensões, isto é, de geração, de transporte e de distribuição, com plena liberdade, dando-se a cada uma o valor que se apresenta mais conveniente.
Definição
Transformador é um dispositivo que permite elevar ou rebaixar os valores de tensão em um circuito de CA. A grande maioria de equipamentos eletrônicos emprega transformadores para elevar ou rebaixar tensões.
Funcionamento
Quando uma bobina é conectada a uma fonte CA, um campo magnético variável surge ao seu redor. Se outra bobina se aproximar da primeira, o campo magnético variável gerado na primeira bobina corta as espiras da segunda bobina. Em conseqüência da variação do campo