tramento do petroleo
Ao longo da vida produtiva de um campo de petroleo ocorre geralmente a produçao simultanea de gás ,oleo e agua juntamente com impurezas.
Como o interesse economico é somente a produçao de hidrocarbonetos (oleo e gás ) é necessario dotar os campos (maritimo e terrestre ) com equipamentos destinados a efectuar sob –condiçoes controladas a separaçao e tratamento do fluido ou seja :
_separaçao do oleo ,gas e da água com as impurezas em suspençao;
-o tratamento dos hidrocarbonetos para que possam ser transferido para a refinaria onde é efectuado o processamento propiamente dita .
-a separaçao do oleo e da agua é necessaria porque a presença de agua associada ao oleo provoca uma serie de problemas tais como :
-necessidade de super dimencionamento das instalaçoes de colecta , armazenamento bombas , linhas ,tanques , etc.
-maior consumo de energia;
-fenomeno de corrosao;
-o aumento dos custos de transporte .
Sistema de tratamento de oleo-emulsoes
Parte da agua que vem associada ao petroleo pode ser facilmente separa por simples decantaçao nos separadores (água livre ).
Para remover o restante da água que está disseminada sob a forma de emulsoes ha necessidade de utilizar processos tais como :
Processos fisicos-neste processo podemos encontrar os seguintes metodos:
METODO TERMICO,que reduz a viscosidade do petroleo(favorecendo portanto a mobilidade da fase em suspensao ou seja a possibilidade da reuniao de pequenas gotas )reduz os valores da tensao superficial tendo a dilatar as gotas de água e por consequencias a romper a pelicula de petroleo que as involve isto é no entanto so acontece com temperaturas suficientemente elevadas o efeito da reduçao da densidade do petroleo que faz aumentar a força de gravidade util a decantaçao.
Metodo eletricos faz-se passar a emulsao por um campo életrico de elevado potencial que provoca nas gotas de água o aparecimento de cargas eletrostaticas e em seguida força de atraçao entre as gotas que as