REFINO DE PETROLEO
VT
Niterói
2012
VT
Niterói
2012
Resumo
Este trabalho tem por objetivo demonstrar todas as etapas do refino de petróleo. Serão explorados os tipos de refino e suas características básicas. Por ser o petróleo um produto com vasta gama de derivações e aplicações, nosso principal objetivo é colocar de forma clara e prática as principais etapas do processo de refino por meio de informações citadas passo a passo. A principal característica no processo do refino é a produção de combustíveis, lubrificantes e seus derivados de forma a se extrair o melhor resultado possível deste elemento chamado de ouro negro explorado diretamente do meio ambiente.
SUMÁRIO
Introdução
O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal e vegetais acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por novas e sucessivas camadas de sedimentos, que se transformariam em rochas consolidadas. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.
O petróleo bruto é uma complexa mistura de hidrocarbonetos, que apresenta contaminações variadas de enxofre, nitrogênio, oxigênio e metais. A composição exata dessa mistura varia significativamente em função do seu reservatório de origem. No seu estado bruto, o petróleo tem pouquíssimas aplicações, servindo quase que somente como óleo combustível. Para que o potencial energético do petróleo seja aproveitado ao máximo, ele deve ser submetido a uma série de processos, a fim de se desdobrar nos seus diversos derivados.
O refino do petróleo