Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico
Fernanda Almeida Ottoni de Oliveira Ra: 6818449306
Gestão de Recursos Humanos – 2º semestre
Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico.
Questão 1 : O autor sugere que a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco”. Quais são as cinco dimensões propostas por ele ? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.
R: A primeira dimensão é a ambiental, Dá-se por entender ao capital natural de uma sociedade ou um empreendimento, é possível e importante pensar no pequeno médio e longo prazo. A inicio toda atividade econômica tem impacto ambiental negativo. A sociedade ou empresa deve se pensar nas formas de diminuir esses impactos e compensar o que não é possível diminuir. Também deve ser levado em conta a adequação a legislação ambiental.
A segunda dimensão é a econômica, Equilíbrio de balanço de pagamento, acesso á ciência e tecnologia. Segundo Mendes, a diferença é que o crescimento não conduz automaticamente á igualdade nem á justiça sociais, pois não leva em consideração nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acumulo de riquezas, que se faz nas mãos apenas de alguns indivíduos da população. Ou seja, não adianta lucrar devastando.
A terceira dimensão é a social, Além de salários possivelmente justos e estar por dentro da legislação trabalhista, é preciso também pensar em outras coisas como o bem estar de seus funcionários e se preocupando com seus funcionários, propondo um ambiente de trabalho agradável, pensando na saúde de seus funcionários e de sua família, também precisa-se pensar nos problemas gerais da sociedade como educação, violência e também o lazer.
Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas