Trainees
1. É HORA DE SE INSCREVER!
Não param de crescer as oportunidades para atuar como trainee em todo o país, as empresas tem se empenhado para atrair a atenção dos candidatos. Elas disputam os jovens mais qualificados formados pelas faculdades brasileiras. Algumas táticas como permitir aos candidatos interação e participação de videochats com líderes e ex-trainees para conhecerem melhor os valores, as pessoas e os negócios da companhia; trabalhar com uma política agressiva de remuneração e benefícios , são utilizadas para atrair os interessados.
Mas, não para por ai, empresas como a Votorantim, permitem até mesmo que o trainee apresente seu trabalho final aos presidentes do grupo. Já, outras instituições, como a VLI , oferecem treinamentos técnicos, que incluem pós-graduação para as turmas de engenharia. Tudo isso, visando que as perspectivas de crescimento profissional pesam na escolha de 58% dos candidatos, o que explica as oportunidades de investimento na carreira por meio de capacitações, como as citadas anteriormente, durante o programa.
Com tantas opções os jovens devem selecionar com atenção o programa, com o qual mais se identificam e o que mais se iguale com as suas expectativas.
2. O FUNIL DA SELEÇÃO Cada empresa, auxiliada ou não por uma consultoria de recrutamento, elabora seu programa de acordo com as expectativas em relação aos candidatos, à abrangência e ao número de inscritos. A triagem para seleção pode ser dividida em três etapas, sendo elas: etapa online, etapa presencial (triagem), e etapa presencial (painel de negócios e entrevista com gestores).
Inicialmente a etapa online consiste em conhecer características comportamentais do jovem antes das etapas presencias. Ela inclui testes de inglês, português, raciocínio lógico e atualidades. Pode demandar a produção de vídeos contando sobre suas características e a participação em games. Dura, em média de uma semana a dois meses, e elimina 99% dos candidatos.