Trainee
Programa para contratar recém-formados e preparar líderes e gestores para as empresas. Em muitos, o trainee passa por diferentes áreas da empresa (“job rotation”) e, ao final do programa, ele e a empresa identificam suas aptidões.
Quais são as características exigidas dos trainees?
Cada programa determina um perfil, mas, em geral, as empresas exigem que o candidato esteja terminando o curso, ou seja, recém-formado (até dois anos de graduação), tenha fluência em idioma estrangeiro (principalmente inglês e espanhol) e esteja disponível para viagens ou para mudança de cidade.
Também são exigidas características comportamentais como liderança, foco em resultados, habilidade de comunicação e capacidade de trabalhar em equipe. É importante ficar atento aos pré-requisitos de cada processo para evitar frustrações e focar aqueles em que você se encaixa.
O que acontece ao fim do programa?
O objetivo do programa é absorver trainees e que eles ocupem cargos de coordenação e liderança.
Em geral, é isso o que acontece, mas não há uma determinação legal que estabeleça obrigatoriedade de dar continuidade ao contrato.
Seleção
Como é feita a seleção?
A primeira etapa é mandar o currículo. As empresas geralmente adotam formulários on-line para os candidatos fornecerem informações sobre seu perfil corporativo.
O candidato também faz testes (on-line ou presenciais) de conhecimentos gerais, inglês, raciocínio lógico e outros. Depois há dinâmicas de grupo, avaliações orais de inglês, entrevistas por competência, painéis e entrevistas com gestores da empresas contratantes.
O que é dinâmica de grupo?
Testes com apresentação de casos, jogos e atividades diversas em que se propõem tarefas e situações para avaliar competências como argumentação, poder de persuasão e organização. Também é observada a clareza de pensamento e a capacidade de comunicação.
Como é a entrevista?
O recrutador procura saber como o entrevistado se saiu em situações passadas para