trafico negreiro
“O Parque da Sapucaia tem por objetivo resguardar os atributos da natureza, proteger a flora, a fauna e os recursos naturais, com fins recreativos, educacionais e científicos, assegurando o bem estar da comunidade”.
Atualmente encontra-se em processo de revitalização, uma vez que já possui projeto aprovado junto ao Ministério do Turismo, em parceria com a Faculdade Pitágoras.
O Parque da Sapucaia é cortado por um córrego conhecido como Córrego da Sapucaia, um curso d'água intermitente que tem sua nascente distante cerca de 300 metros do limite oeste, indo desaguar no Rio Vieira, com foz na área do Rio Parque Guimarães Rosa, outra área verde dentro da área urbana de Montes Claros. O Rio Vieira é o principal rio da cidade sendo afluente do Rio Verde Grande – Bacia do São Francisco.
Caracterização Biológica / Relevo
O Parque da Sapucaia está situado na serra do Mel, uma região com relevo calcário, com presença de grandes formações rochosas com altitudes variando entre 690 a 872m – cota máxima. Por se tratar de relevo cárstico, no Parque verifica-se a presença de pequenas cavidades, entre cavernas e abrigos, que apesar da pequena extensão tem um papel fundamental no ciclo de vida de diversos animais, desde insetos até mamíferos como o “mocó” (Kerodon rupestris) várias espécies de morcegos e aves como os urubus – Coragyps atratus e a coruja Suindara – Tyto alba, que podem ser observado nos paredões da área. O Parque da Sapucaia está localizado na Serra do Mel (conhecida popularmente como Serra do Ibituruna) a 6 Km do centro da cidade, na região oeste, limite da área urbana da sede do município de Montes Claros, cidade pólo do norte de Minas que possui aproximadamente 340 mil habitantes.
O parque possui uma área de 37,66 ha. tendo em seu entorno o bairro Morada da Serra que serve como ponto de referência. Possui uma área