trafico negreiro
EDILENE GOTARDO DE JESUS BESERRA
Professor: Carlindo Klug
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de História (HID 184) - 4
04/06/2013
RESUMO
Este artigo tem como objetivo apresentar as dificuldades que os negros africanos enfrentaram no decorrer do tráfico negreiro. Para que assim, possamos refletir com maior clareza sobre a exploração dos escravos. No decorrer do mesmo veremos como todos os negros eram tratados ao embarcarem para o Brasil e ao chegarem como desenvolviam seus trabalhos. Serão apresentadas algumas formas de exploração que os africanos enfrentavam ao chegar ao seu destino, como eles foram maltratados durante a escravidão e algumas táticas que os escravos utilizavam para reduzirem seus trabalhos e prejudicarem financeiramente seus senhores.
PALAVRAS-CHAVE: Tráfico. Escravos. Exploração.
1- INTRODUÇÃO Para compreendermos sobre o tráfico negreiro é necessário um estudo sobre os séculos XV a XVIII e das fases do período de escravidão. Neste sentido o estudo procurará alcançar uma pesquisa mais aprofunda sobre o período da escravidão, tal sua trajetória, as dificuldades dos negros africanos passavam, desde ao embarcarem nos navios até seu destino final, e também sobre o processo de mão-de-obra escrava utilizada pelo sistema de ordem capitalista nos continentes em especificidade no americano. 2- TRÁFICO NEGREIRO
Os primeiros povos a iniciarem o comércio de escravos africanos foram os portugueses através de uma rota de navegação no oceano atlântico. Após o inicio da comercialização venda de pessoas negras pelos portugueses vieram, também, holandeses, ingleses e franceses para a comercialização dos negros. O comercio teve inicio quando os portugueses começaram a dominar várias regiões que estavam localizadas no litoral africano onde foram construídas varias feitorias ao longo do século XV.
A forma mais simples de conseguir