Tradução Português/Espanhol
Plano de Pesquisa: Musicoterapia
GUARAPARI (ES)
2013
Título do Projeto: A Mágica da Musica: Curando com os Sons.
Questão Problema Identificado: A poluição sonora que é um problema recorrente em muitas cidades, e se caracteriza quando, num determinado ambiente, o som altera a condição normal da audição. O ruído é o que mais colabora para esse tipo de poluição, e é provocado principalmente pelo som excessivo das indústrias, canteiro de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Tais efeitos causam efeitos negativos para o sistema auditivo, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas. Algumas dessas alterações são: estresse, insônia, depressão, agressividade, dores de cabeça, queda de rendimento escolar e no trabalho, etc.
Hipótese Científica: Com base no problema citado acima, nós pensamos em uma maneira de reduzir esses efeitos: utilizar a Musicoterapia. A Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes, a fim de atender necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
Descrição:
As principais pessoas que serão objetivo da nossa pesquisa, são pessoas com problemas de estresse, insônia, traumas e timidez.
A primeira coisa a se fazer é, utilizando diferentes tipos de sons e músicas, ir às ruas pesquisar quais sentimentos e/ou efeitos cada tipo de som causa em cada uma delas e se há variação da frequência cardíaca.
A segunda pesquisa é relacionar quais tipos de som podem ser usados para determinado tipo de problema.
Em seguida, por meio de um acompanhamento, acompanharemos a evolução de cada um dos voluntários, a fim de representar os dados recolhidos em formas de gráficos e tabelas.
No dia da feira, realizaremos o mesmo experimento – de forma mais sintetizada – com os visitantes que quiserem testá-lo.
Bibliografia:
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/poluicao_sonora.htm