Trade off em Celulas de produçao
Milton Augusto Barbosa
Resumo
Atualmente, o conceito de célula de produção é bastante difundido e aplicado por várias empresas em muitos países, nos mais diversos setores da economia de produtos e serviços.
Essas empresas aplicam e buscam uma configuração avançada de célula de produção acreditando em melhores resultados no sistema produtivo.
Como o resultado do sistema produtivo nem sempre é o melhor por decisão na configuração da célula de produção, este artigo simula e estuda os tradoff’s com base nos conceitos da Manufatura Enxuta para quatro diferentes configurações de células de produção.
Essa simulação apresenta resultados para diferentes configurações de célula de produção com base nos conceitos da Manufatura Enxuta e conclui que o tradoff está presente nestas configurações celulares.
Com a simulação e estudos dos resultados apresentados, o artigo revela situações que podem facilitar a tomada de decisão na escolha da configuração ideal para obter melhores resultados no sistema de produção.
Palavras Chaves: Célula de produção; Manufatura Enxuta; Tradoff;
Introdução
Durante décadas, o atual conceito de Manufatura Enxuta evoluiu em busca de tornar as empresas mais competitivas eliminando os desperdícios e melhorando os resultados do sistema produtivo, para conseguir menores custos de produção a médio e longo prazo.
A redução dos custos de produção através da economia de recursos do sistema produtivo fizeram com que as empresas de manufatura aumentassem sua produtividade atuando principalmente nas configurações das células de produção.
Porém qualquer alteração relacionada a demanda, mix de produção e tempo disponível real alterava o resultado no sistema produtivo como um todo, comprometendo, às vezes, negativamente no resultado da empresa.
Segundo Corrêa (1996), o sistema Toyota de produção na sua origem limita o