Trablhos
SWOT Analyses – Matriz FOFA
Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise, entretanto, a sua essência remete a um conselho de Sun Tzu de mais de três mil anos: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças” (SUN TZU, 500 a.C.).
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, onde: Strengths = Forças, Weaknesses = Fraquezas, Opportunities = Oportunidades e Threats = Ameaças.
No Brasil tem-se utilizado o termo Matriz FOFA para a realização de análises do ambiente de negócios ou do cenário mercadológico.
A realização de uma análise ampla e completa do ambiente de atuação requer um esforço e uma sistematização de busca de informações no ambiente externo à organização e no ambiente interno. As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa frente à dinâmica de mercado e às tendências que se apresentam, e se relacionam quase sempre a fatores internos.
O ambiente interno pode ser controlado pela empresa, uma vez que é resultado das estratégias de atuação definidas pela empresa. A essência na identificação de forças e fraquezas é que, quando identificadas, deve-se ressaltar ao máximo as forças da organização e agir prontamente para controlar ou neutralizar um ponto fraco identificado, minimizando o seu efeito.
Já o resultado do ambiente externo à organização permite a identificação das ameaças e oportunidades apresentadas no mercado. Estas são consideradas como antecipações do futuro e são de natureza incontrolável pela empresa. Estrategicamente o que pode ser feito é se antecipar com soluções diferenciadas no mercado que possam aproveitar as oportunidades apresentadas ou neutralizar as ameaças percebidas. Apesar de não poder controlá-las a empresa deve monitorá-las sistematicamente, minimizando os seus efeitos negativos e potencializando os positivos.