Dividir
Os agentes do processo educacional estão envolvidos com a nova perspectiva trazida pelos meios de tecnologia. Porém, cabe verificar como essas tecnologias trarão avanços metodológicos e teóricos para o âmbito educacional e como o professor está sendo orientado ou (re) formado para trabalhar com essa parceria social. É preciso que haja a conscientização de que o meio educacional não deve cair na rotineira busca desenfreada pela “tecnologia de ponta”, pois esta deve ser usada como meio de formação de professores e alunos e, portanto, como uma parceria que caminha com o mestre e não de forma competitiva.
Citação Para serem enfrentados os desafios do avanço acelerado da ciência e da tecnologia, da mundialização da economia, da transformação dos processos de produção, do consumismo, do relativismo moral, é preciso maciço investimento na educação escola. É preciso conhecer a urgência da elevação do nível científico, cultural e técnico da população (LIBANEO,2009,p.18).
O professor precisa ser orientado para cumprir seu papel de orientador social, que tem de qualificar-se e formar sujeitos autônomos e conscientes.Com esse entendimento os meios tecnológicos, principalmente os de informação e comunicação, podem contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem e para aproximação entre docentes e discentes. Porém, é preciso o uso pensado da tecnologia, em que haja a preocupação com a influência desta na vida social dos sujeitos.
Fazendo parte de uma mesma concepção, a formação inicial e a formação continuada de professores estão comprometidas com as competências necessárias ao exercício da docência.
Portanto, é fundamental oferecer aos docentes uma formação continuada na qual possam desenvolver outras competências:
Citação