Trablho
Docente:
RELATÓRIO DE MORFOLOGIA BACTERIANA E COLORAÇÃO PELO MÉTODO GRAM
Discentes:
INTRODUÇÃO
A coloração Gram permite distinguir os mais variados tipos de bactérias, analisando qual a sua parede celular através do uso de corantes. As bactérias podem ser classificadas em gram-positivas e gram-negativas:
As bactérias Gram positivas possuem uma estrutura de parede celular bastante simples com somente uma camada de lipídeos associados aos polissacarídeos. Essas bactérias adquirem uma coloração mais intensa, como o roxo. As principais bactérias Gram positivas são os Bacilos, Enterococcus, Actinobacteria e Estaphylococcus.
As Gram negativas são aquelas que após a Coloração de Gram ganham uma tonalidade próxima ao vermelho ou rosa, sendo consideradas bactérias com a estrutura da parede celular complexa. Elas apresentam entre suas camadas uma membrana de lipopolissacarídeos, que impede a fixação do corante na camada de peptideoglicana.
As principais Gram negativas são Escherichia coli, Shigella, Salmonella e Pseudomonas.
É pela coloração de Gram que avaliamos a resistência á antibióticos.
A Coloração de Gram é método que auxilia na identificação de quais antibióticos e tratamentos utilizar, visto que as bactérias Gram negativas são mais resistentes a determinados antibióticos e as Gram positivas são mais sensíveis a antibióticos, como o antibiótico penicilina.
2.0 OBJETIVO GERAL
O objetivo foi definir os tipos de bactérias, Gram positivas ou Gram negativas presentesna amostra de meio sólido da água do bebedouro externo, através da visualização no microscópio.
3.0MATERIAIS E REAGENTES
3.1MATERIAL
* Suspensão bacteriana * Lâminas * Lamínulas * Alça de inoculação * Bico de Bunsen * Pinças * Microscópio * Óleo de imersão * Pipeta Pasteur
3.2 REAGENTES * Solução de cristal violeta * Solução de lugol (Iodeto de potássio-KI) * Solução de fucsina ou Sufranina