traBLHO
1) • Por que essa preposição enuncia sobre a origem das coisas.
• Investiga e analisa a natureza antes de fazer. • Porque nela, embora há apenas um estado de crisálida que está contido no pensamento.
2) Se distingue pelas palavras “A água é a origem e a matriz de todas as coisas”. Pela afirmação é uma afirmação filosófica, Tales explicava através da razão do real... Já o mito é uma inverdade que procura explicar uma verdade no momento em que um mito é uma inverdade, uma explicação irracional, uma imaginação.
•Mito alegoria da caverna – Página 164
O homem que vive preso a escuridão, num mundo de sombras, mas quando ele chega a “luz do conhecimento” é dolorosa de primeiro momento mas após ter o conhecimento é prazeroso. Todas as vezes que não buscamos os conhecimentos, não corremos atrás de aprender ficamos “presos a escuridão” a uma caverna, caso “saímos pra luz”, ou seja, buscamos o conhecimento no começo é difícil mais vale a pena, porém muitas vezes nos acomodamos e esquecemos como é bom e prazeroso o saber, conhecer...
*Associando a luz do conhecimento com a luz do sol
•Expresse sua opinião sobre a idéia (teoria) de René Descartes e John Locke:
Os dois estão certos até porque há momentos de nossa vida que precisamos manter a calma e pensar e em outros momentos precisamos sentir, viver para depois ter um conceito de algo. Por isso digo que tem coisas que temos que sentir com a alma e não com a cabeça, prefiro a teoria de Locke, pois precisamos existir para depois pensar...
•Exemplo sobre moral, imoral, ético e antiético.
Para sermos indivíduos morais temos que seguir as regras da sociedade que vivemos e os costumes, nos tornamos um ser imoral ao não seguirmos esses costumes dessa sociedade. Por isso aprendemos as regras aos poucos desde pequenos.
Já a ética é a pratica das regras ao quebrarmos essas regras nos tornamos antiético.
• Porque ética? – Página 220